Diagnóstico de Necessidade de Formação

O Diagnóstico de Necessidades de Formação aplicado pela CONPRO – Consultoria e Projectos consiste na deteção de carências a nível individual e/ou coletivo referentes a conhecimentos, capacidades e comportamentos, tendo em vista a elaboração de um plano de formação. A fase de diagnóstico pode considerar-se uma das mais importantes do ciclo de formação, ela determina, em grande medida, todas as fases ulteriores do processo e apoia diretamente a elaboração do plano de formação.

Esta etapa deverá inserir-se numa estratégia de melhoria de qualidade e desenvolvimento de uma organização, sector de atividade ou comunidade. Neste sentido, a necessidade de realizar um diagnóstico antes de realizar a formação é de grande importância, dado que este permite evidenciar os aspetos que poderão impedir ou comprometer a eficácia da formação. O diagnóstico deve ser orientado em dois sentidos:

  • Reactivo (identificação de necessidades presentes e desajustamentos que impedem um melhor desempenho);
  • Proactivo (identificação de necessidades a prazo para que antecipadamente se possa preparar o futuro).

O processo de recolha, seleção, tratamento e interpretação de dados que darão origem ao diagnóstico, comporta diversos níveis de análise. Vários autores têm estudado esta temática, sendo diversa a nomenclatura utilizada. Na nossa abordagem vamos considerar três níveis de análise dominantes:

  • Organizacional: Implica o estudo dos recursos disponíveis, das condições específicas da organização ou sector, do sistema técnico, das relações de trabalho. Pretende-se em última análise saber onde e quando a formação é necessária, tratando-se de assegurar a relação direta entre a formação e a estratégia da organização ou do sector de atividade. É neste nível de análise que surge com relevo a importância do carácter proactivo do diagnóstico, prevenindo-se a obsolescência das competências.
  • Funcional: Implica o estudo das condições, equipamentos, saberes e competências necessárias ao desempenho de determinada função. É relevante neste âmbito o facto de a introdução de tecnologias cada vez mais sofisticadas determinarem muitas vezes a alteração significativa do tipo de capacidades necessárias para a realização eficaz de determinadas tarefas.
  • Pessoal: Implica a avaliação de um dado desempenho profissional, assim como as ações e as condições necessárias para atingir o nível requerido para o desempenho da função. Trata-se de recolher informação sobre o desempenho real e o desempenho desejado.

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