Gestão de Formação

O nosso serviço de Gestão da Formação permite que os projetos de formação sejam concluídos com sucesso.

A nossa equipa possui conhecimentos, técnicas e metodologias que garantem soluções inovadoras, eficazes e orientadas para obter resultados.

Conheça a nossa metodologia de abordagem:

Diagnóstico de Necessidade de Formação

A nossa metodologia de elaboração do Diagnóstico de Necessidades de Formação consiste na construção de um plano que contempla a realização de um Mapa de Competências para identificar e gerir as competências das pessoas que colaboram na empresa. Este mapa serve para definir as principais áreas potenciais de progresso individual, organizacional e, como consequência, decidir que ações de formação são prioritárias.

Definição dos Objetivos de Aprendizagem

Definimos os objetivos de aprendizagem que traduzem o resultado final (comportamento desejado). A identificação dos mesmos representa uma parte crucial na elaboração da nossa proposta formativa. Na formulação dos objetivos de aprendizagem contemplamos três componentes: o comportamento, a condição em que a performance deverá ocorrer e o critério de êxito a partir do qual o comportamento é medido/avaliado.

Concepção do Plano de Formação

Na conceção do Plano de Formação elaboramos um documento que integra um conjunto estruturado de atividades com vista à prossecução de determinados objetivos. O Plano tem como base o Diagnóstico de Necessidades de Formação, a Identificação dos Objetivos de Aprendizagem específicos de cada ação formativa e a definição do Sistema de Avaliação que permita conhecer o grau de cumprimento relativamente aos resultados esperados.

Produção de Conteúdos

O desenho e produção dos conteúdos são definidos em função dos objetivos de aprendizagem que derivaram do DNF. No entanto, na nossa metodologia de abordagem, consideramos três âmbitos que são gerais: a Empresa – conteúdos relacionados com a cultura, a organização, estrutura, produtos e serviços; os Técnicos – conteúdos específicos associados às competências desenvolvidas pelos colaboradores; Pessoais – conteúdos alinhados com as técnicas profissionais que preparam o sujeito enquanto membro de uma comunidade laboral e social.

Avaliação de Formação

Definimos a estratégia avaliativa antes da execução da formação e logo após a estabilização da proposta formativa a desenvolver. As vantagens decorrentes desta antecipação, a montante da formação, é pensarmos numa estreita articulação entre a estratégia avaliativa a aplicar e os objetivos da formação preconizada e consiste em três fases: Avaliação Ex-Ante (antes da formação); Avaliação On-Going (durante a execução da formação) e Avaliação Ex-Post (avaliação final e avaliação do impacto).

Custo-Benefício

Conseguimos quantificar o valor monetário gerado pelos benefícios da formação com os seus custos. Por benefício entendemos o incremento no nível de utilidade e bem-estar associados à realização de formação profissional. O cálculo centra-se na medição dos efeitos da formação mediante o estabelecimento de indicadores de impacto. Os indicadores de impacto são uma unidade de medida que permite identificar os efeitos concretos e mensuráveis da formação na organização (quantitativa e qualitativa).

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